No relacionamento com o cliente conseguimos criar um paralelo com dois tipos de pessoas que todos já conheceram (ou conhecerão) um dia: a “academia pegadora” e a “academia para casar”.


O relacionamento com o cliente pode ser muito subestimado por todos os colaboradores da academia. Isso porque ainda está muito enraizada a cultura de que “quanto mais, melhor” e não “quanto melhor, maior o lucro”.


Para entender melhor vamos voltar naquele paralelo entre pessoas que conhecemos. Pense naquela pessoa que para ela o mais importante no relacionamento é a conquista. Aquela que se adapta aos gostos do novo alvo para provar para si mesma que consegue ter mais quantidade em não necessariamente qualidade, que não entende a personalidade da pessoa que está no processo de conquista e que presta mais atenção na beleza exterior que no que realmente acontece lá dentro. A academia pegadora é assim! É aquela que faz aquela promoção super competitiva, investe apenas na beleza física de seu espaço, que promete mundos e fundos e quando o beijo (matrícula) acontece, acabam as cantadas, a atenção dispersa, a importância afunda.


Você pode se perguntar: “-ah, mas a pessoa já se matriculou, então já está comprometida por um tempo pelo menos”. Para você que pensa assim, tenho uma triste notícia para te dar... Se você não mudar, vai acabar sozinho.


Você pode não saber mas, enquanto isso, a pessoa que se deixou levar pelos seus encantos agora está se sentindo enganada esperando aquela mensagem no dia seguinte. Agora pense nisso a longo prazo, como isso vai impactar na imagem da empresa, na renovação, nas vendas por indicação, na credibilidade dos resultados da academia, experiências negativas geram emoções negativas... daí a fama de pegadora traz a conotação negativa na maioria dos casos.


Agora pense naquela pessoa que trata quem gosta com respeito, que ouve o que a pessoa tem a dizer, que conhece suas vontades mesmo sem a pessoa precisar pedir, que conquista com suas ações. Então, quando o inevitável beijo (matrícula) acontece, ela intensifica esse relacionamento e faz com que a pessoa a admire cada dia mais, incentiva seus sonhos, passa segurança e eventualmente se torna indispensável, e todo mundo diz, essa aí é pra casar.


A academia tem que ter um propósito, que leve suas relações a outro nível.


A academia pra casar tem sua imagem de excelência por consequência do seu relacionamento, da comunicação, do interesse, da entrega. E a gente sabe que quem tem um relacionamento assim não quer perder, então a renovação acontece porque já se sabe que o resultado é garantido e até surpreendente, o famoso estilo Rodrigo Hilbert de ser.


Você tem que conhecer as ferramentas que podem tornar seu relacionamento feliz e duradouro, como fatos sobre o marketing que vão te surpreender!


E por em prática essas ferramentas em todos os níveis da academia, como divulgar as campanhas na academia, fazer o consultor de vendas quebrar objeções e, principalmente, ser confiável .


Pergunte a si mesmo, qual dessas duas academias você acha que gasta menos energia e tem mais retorno? Tente formular os porquês de isso acontecer e como você pode reerguer o relacionamento com seus clientes e investir em quanto melhor, maior o lucro!


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Sim, a propaganda sempre será a alma de qualquer negócio!


Essa, talvez seja uma das coisas que você não sabe sobre marketing no mercado fitness


Primeiramente, escolha os temas, os locais e as peças de comunicação, como banners, cartazes, folders.

Lembre-se da dica de ouro do marketing e comunicação da academia. As peças de comunicação precisam chamar a atenção!

Então, a comunicação impressa precisa ser gigante! E a comunicação nas redes sociais precisa ser maravilhosa!


Outra dica é a divulgação boca-a-boca do conteúdo da campanha. Ela deve ser feita pelos professores da academia. Esses profissionais podem vestir uma camiseta da campanha, o que deixaria os alunos curiosos.

Também é muito importante usar a rádio da academia

Para obter sucesso em sua campanha de divulgação é fundamental a participação de todos os colaboradores: recepcionistas, faxineiros, professores, coordenadores e proprietários. Como é difícil reunir todos em um só horário, sugere-se que faça plantões em todos os horários.

Paralelamente à propaganda visual (cartazes), vem o trabalho contínuo do professor, devido a sua proximidade e maior contato com os alunos. Ao gestor cabe explicar aos professores o mecanismo e a importância da campanha de vendas e cobrar deles a sua divulgação junto aos clientes.


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A aparência de um professor é muito importante em uma academia. Para tanto, é necessário que você, gestor, proporcione um tempo para que ele possa treinar na sua academia ou studio personalizado, caso ele não possa se dedicar às atividades físicas em outro local.

Não só você deve oferecer o espaço, mas também você deve incentivar que toda a equipe, não somente professores, mas também recepcionistas, consultores de vendas, equipe de limpeza, a fazer atividades físicas regularmente.

Se você conta com uma equipe de colaboradores que treinam frequentemente, ganha pontos com seus clientes. É preciso lembrar que para seus clientes o professor é uma referência, em quem eles podem confiar quase que cegamente para alcançar seus objetivos pretendidos ao ingressar na academia.

O professor tem essa autoridade. O que o professor fala que é importante o aluno fazer, os alunos respeitam muito.

Quando iniciamos um trabalho de consultoria para academias, costumamos iniciar com uma única ação: pedir para que os clientes venham na sexta feira. É algo tão simples, mas o que acontece? Os alunos começam a vir mais nas sextas feiras! Interessante, né? Experimente isso na sua academia!


Saiba mais o que fazemos em "por que contratar uma consultoria?"


Lembre-se de que Academias com Propósito são academias que constantemente desafiam a sua equipe em busca de algo maior.


E isso é muito importante para vencer a era das academias low cost


Uma excelente estratégia é fazer uma avaliação física semestral ou anual com seus colaboradores.

É excelente porque? Ninguém vai querer ter resultados ruins.

Lembre-se, não é para obrigar ninguém a nada, não é para humilhar ninguém, mas criar uma cultura em que fazer atividades físicas e acompanhar os resultados é sim importante!


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