Nós precisamos abrir nossa cabeça!

Recepcionistas, consultores de vendas, donos de academia, abram os olhos!

Nós estamos vendendo no mercado de fitness apenas o básico! Não dá mais pra ficar nisso.


Precisamos alcançar o terceiro nível.

O nível 1 das vendas é o que a maioria das recepcionistas faz e é um erro clássico. A recepcionista foca em falar das atividades: - Fulano, essa é a musculação, os equipamentos são de ponta.

- Aqui é a ginástica, temos ritmos, jump, local, abdominal.


Esse nível é o jeito mais básico de fazer as vendas e não funciona!

Se você se identifica nesse nível, é hora de pensar, você compraria o que você vende na academia?

Talvez, também você deva se perguntar: será que preciso ter métodos nas vendas e atendimento?


O nível 2 das vendas em academias é quando a consultora de vendas começa a focar mais nos benefícios físicos:

- Fulano, aqui é que você vai conseguir emagrecer e perder essa barriga que você tanto quer!

Fulano, essa atividade aqui é excelente para você ganhar massa muscular e ficar com essa musculatura dos braços bem firmes!


É a minoria das academias, mas já temos muitas academias nesse nível 2!


O nível 3 é a raridade das academias. É quando o consultor de relacionamento foca em vender propósito: Fulano, aqui na academia, nós vamos trazer uma transformação em todos os pilares da sua saúde: você vai aprender a se alimentar de forma saudável e sem exageros, vai adotar a atividade física como estilo de vida e vai se conectar com muitas pessoas que vão te ajudar a ter qualidade no seu sono, uma vida mais leve e divertida!

Nesse espaço, vamos identificar o tipo de atividade que você mais se identifica e vamos dar diversos estímulos pra você encontrar uma atividade que você tenha prazer em fazer todas as semanas! Sem sacrifícios e frustrações!


E aí, qual é o nível que você está? Vamos passar para o próximo nível?


Se você quer passar do nível 1 para o nível 2, recomendamos que você baixe nosso e-book gratuito: Academias Sem Métodos Serão Atropeladas pelas Low Cost

E que você conheça o nosso Plano Start


Se você quer passar do nível 2 para o nível 3, conheça nossos Jogos de Vendas e a consultoria completa



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Quando você era criança, com certeza cometia muitos erros, correr com brinquedos na mão e se machucar, brincar na chuva e depois ficar resfriado, deixar os brinquedos espalhados pelo quarto e depois pisar em uma pecinha.


Com o passar do tempo, os erros foram diminuindo sabe porquê? Por que você lembrou que correr com brinquedos na mão podia ser bem ruim, que brincar na chuva sem um banho quentinho depois rendia alguns dias sem sair de casa, e deixar os brinquedos espalhados era uma das piores dores que sentiria na infância. Isso se chama APRENDIZADO!


Um dos maiores bloqueios quando trabalhamos o processo de coaching com nossos clientes é o medo de errar, o medo da opinião dos outros.


Hoje, já adultos, após tantos erros, não damos um passo sem antes nos certificarmos que não vamos pisar em nada que nos possa causar desconforto. Queria te fazer um convite: tente se lembrar de como era divertido correr com um aviãozinho na mão fingindo que estava voando, brincar na chuva com seus amigos dando muitas gargalhadas, e deixar sua imaginação correr com os brinquedos espalhados. Te convido a ser criança de novo e tirar aqueles seus planos do papel e colocá-los em prática.


Nós podemos dizer que esse é um dos motivos por que o marketing na sua academia não funciona: você vive com medo de errar.

É como falamos na Teoria do V. Você não aproveita os vales para se desenvolver;


Aquele treino que você sempre quis ter na sua academia, dar mais confiança a um colaborador promissor, delegar alguma função que te consome, escutar seus alunos, engajar sua equipe, pedir ideias para seus colegas, SEM MEDO DE ERRAR. Entenda, não te digo para pensar em qualquer coisa aleatória e fazer de qualquer jeito só pra fazer algo, não precisa nem perguntar se dessa forma você vai errar, certo?! Ponha em prática aquilo que você sempre pensou, que já planejou, mas teve insegurança em pôr em prática, aquela ideia que você sempre teve no fundo de sua mente, mas o medo de julgamentos ou de errar tenha te bloqueado. E mesmo que você erre, tenha certeza de que você tentou e agradeça seu erro, porque é ele que vai te fazer acertar da próxima vez! Espalhe seus brinquedos e vá brincar na chuva!


Quer saber mais sobre como desenvolver sua liderança? Acesso nosso e-book gratuito: 4 H's da Liderança


Giulia Russo




Hoje faremos algumas reflexões que podem te ajudar a entender o seu negócio.

Primeiro de tudo, você sabe o que você vende? Você vende exercício físico ou resultado? Modalidade ou bem-estar? Seus colaboradores cumprem o propósito do seu negócio? Você sabe como estão as suas aulas? Você sabe se seus clientes estão satisfeitos?

Vemos muitas academias apontando o atendimento como diferencial, mas você sabe se seus clientes concordam com isso? Você sabia que dar “bom dia” não é ser diferenciado, a diferença em atendimento é, mesmo à distância, você lembrar do seu cliente e ele se sentir importante, e que continua recebendo o que ele comprou.

Diferencial em estrutura não é ter chuveiro, mas sim proporcionar um espaço para que as crianças brinquem enquanto os pais treinam.


É importante que você tenha métodos na sua academia para que a equipe saiba como vender para seu público.

Saiba como dar os primeiros passos para ter métodos na sua academia e ela não ser atropelada pelas academias low cost


Não foque apenas em ter o melhor e mais novo aparelho do mercado (entenda: isso é muito bom e agrega valor), mas muitas academias com aparelhos obsoletos entregam resultados, entregam um atendimento próximo ao seu cliente. Permanecem firmes em seu propósito dentro e fora da academia. Por isso, a maioria daqueles alunos nem pensam em procurar outra academia, sentem que sua causa, seu pedido de ajuda é uma prioridade da academia.


Saiba como fazer seu cliente se sentir um cliente VIP com a criação da empatia


Hoje estamos em um momento de distanciamento, e o que você tem feito de efetivo para se aproximar de seus clientes? O que você vende hoje? Você entrega resultados mesmo com seu aluno em casa? Você compraria o que você vende? Mesmo?


Quer acelerar as vendas na academia? Conheça nosso curso online Start Vendas


Giulia Russo

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